fbpx
  • Then vs than: Analisando “I would rather cuddle then have sex”

    A internet pode ser um poço de inutilidades, mas, de vez em quando, aparece algo interessante, como é o caso desta imagem com a qual esbarrei esta semana. Achei a imagem curiosa, não tanto pela mensagem, mas pelo fato de que, mesmo sem querer, ia acabar por fazer com que as pessoas pensassem um pouco. Se você, tal como muitas pessoas, ficou confuso com a mensagem, fique atento à explicação.

    Na imagem a gente lê: I would rather cuddle then have sex. If you’re good with grammar you’ll get it. Há muita coisa para falar sobre a mensagem, por isso vamos por partes.

    1. A tradução  da frase “I would rather cuddle then have sex” é “Eu preferiria aninhar depois fazer sexo”. Contudo, há quem confunda then com than e leia “Eu preferiria aninhar do que fazer sexo”. Daí que a frase venha com um desafio, porque se você souber a diferença, não se deixa enganar.

    then vs than

    • Then tem um sentido de tempo ou de consequência. Pode ser usado para indicar uma sequência de tempo, para referir um ponto temporal no passado ou para indicar uma consequência.

    I bought rice, then I came home to make dinner. – Eu comprei arroz, depois vim para casa fazer o jantar.
    She was powerful then. – Ela era poderosa naquela época.
    If they are arriving late, then we should postpone the meeting. – Se eles vão chegar tarde, então nós devíamos adiar a reunião.

    • Than tem sentido comparativo. Por isso, deve ser usado apenas quando o intuito é fazer uma comparação.

    I love you more than you love me. – Eu amo você mais do que você me ama.

    2. Na frase, then aparece com rather, uma palavra muito usada em construções comparativas, mas cujo uso não se restringe apenas às comparações. Veja os exemplos:

    • I would rather eat strawberries then pineapple. – Eu preferiria comer morangos depois abacaxi.

    Aqui, o sentido na frase é temporal, por causa do uso do then.

    • I would rather eat strawberries than pineapple. –  Eu preferiria comer morangos do que abacaxi.

    Já aqui o sentido é comparativo, por causa do uso do than.

    Existem diversas construções e formas de usar then e than, mas compreendendo que then em sentido de tempo ou de consequência e than tem sentido comparativo já ajuda, e muito, a evitar erros que comprometem o sentido daquilo que você pretende dizer.

    Tal como esta imagem, existem outras que também ajudam no aprendizado se analisarmos um pouco. Conforme eu for encontrando coisas interessantes, eu mostro para vocês.