fbpx
  • Professores da LOI English: Takeyce Mais

    Um dos motivos que leva a que as pessoas se interessem em aprender outro idioma é a necessidade de aprender algo novo, adquirir um conhecimento que permita ter experiências diferentes. Não importa se estará ligada ao trabalho, aos estudos ou a uma viagem, qualquer experiência pode se tornar o ponto de partida para algo que você nunca tinha pensado fazer. Por isso, não é de estranhar que alguns dos professores da LOI English tenham decidido ensinar por razões inusitadas, como foi o caso de Takeyce Mais.

    Takeyce nasceu na Jamaica, cresceu no Canadá, viveu seis anos na Espanha e agora mora no Canadá novamente. Na nossa conversa, ela comentou que se tornou professora por acaso, nunca tinha pensado em seguir esse caminho, mas uma coisa levou à outra e ela aproveitou.

    Aliás, se permitir ir para onde as experiências a levam parece ser a marca registrada de Takeyce. Ela contou que foi em uma visita à Colômbia, onde conheceu alguns turistas espanhóis, que ela decidiu visitar a Espanha, onde acabou por viver durante seis anos e trabalhou como professora de Inglês pela primeira vez. Segundo ela, fazer coisas diferentes, que proporcionem experiências interessantes e permitam que ela use o cérebro, são algumas das suas motivações.

    Os alunos de Takeyce são em grande parte do Brasil, Itália, França, Russia e Espanha, sendo que a maior parte dos seus alunos brasileiros é de grandes cidades como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Pelo fato de ter alunos de muitos países cuja língua deriva do Latim, questionei se ela achava que era porque ela também fala Espanhol e Francês. No entanto, ela acredita não deverá ser por isso, até porque ela raramente fala em outra língua que não o Inglês com os seus alunos. Na sua opinião, não falar em Inglês pode ser prejudicial para o aprendizado, por isso ela só fala em outro idioma se for absolutamente necessário.

    Um dos aspectos que acho bastante interessante, e que é transversal a todos os professores com quem falei, é o fato de não gostarem de generalizações. De acordo com Takeyce, cada pessoa aprende de forma diferente. Assim, é necessário dar liberdade para que os seus alunos se sintam à vontade e possam aprender da maneira mais adequada para eles. A professora comentou também que a confiança é essencial para que o aprendizado aconteça. Segundo ela, a estrutura das aulas pode ajudar a que os alunos se sintam mais confortáveis e relaxados, o que propencia uma maior confiança na hora de falar.

    Por fim, perguntei se Takeyce tinha algum conselho para dar a quem está aprendendo Inglês. O que ela me respondeu fez lembrar o lema “força, foco e fé”, mas não é exatamente igual. Takeyce disse que, para quem pretende aprender Inglês, perseverança, dedicação e confiança são tão importantes como praticar, está tudo na nossa cabeça, se acreditarmos que conseguimos, vamos conseguir!