fbpx
  • Professores da LOI English: Rhea Sen

    É engraçado pensar que há 25 anos, quando eu nasci, se alguém dissesse que seria possível aprender idiomas através da internet, tendo como auxiliar uma ferramenta como o Skype, o mais provável era que chamassem essa pessoa de louca. No entanto, conforme vou conhecendo os professores da LOI English, vejo o quanto essa possibilidade se tornou real e como ajuda pessoas de todo o mundo a aprender Inglês de uma forma cômoda e eficaz.

    Esta semana conversei com Rhea Sen, que é natural da cidade de New York, mas está vivendo no Rio de Janeiro há cerca de três meses. Ao contrário de outros professores da LOI English com quem falei, ensinar nem sempre foi a sua profissão. A formação de Rhea é em História da Arte e ela usou os seus conhecimentos nessa área trabalhando em museus. Porém, foi a vontade de prestar serviço comuntário por um ano, na AmeriCorps, que fez com que ela começasse a dar aulas de Inglês.

    A AmeriCorps é uma organização que apoia uma série de programas de auxílio à comunidades carentes, tendo como objetivo ajudar no seu desenvolvimento econômico e social. Segundo Rhea, ela integrou o programa de literacia da AmeriCorps e deu aulas de Inglês para imigrantes e refugiados. Foi nessa aventura, que aconteceu na cidade de Austin, no Texas, que Rhea descobriu o quanto gostava de ensinar.

    Enquanto estava no Texas, Rhea deu aulas a adultos e crianças que tinham acabado de chegar aos Estados Unidos, alguns como imigrantes, outros como refugiados, muitos provenientes de países africanos em guerra, como o Sudão. Agora que vive no Rio de Janeiro e trabalha com a LOI English, Rhea continua dando aulas para pessoas de todo o mundo, mas grande parte dos seus alunos são brasileiros.

    Quando questionei Rhea sobre como está sendo a sua experiência no Rio, que também é a minha cidade, ela confessou que está tendo dificuldades em aprender Português. Embora ela ainda não consiga ser fluente, já entende muito bem o idioma, o que provavelmente tem a ver com o fato de ela falar Espanhol, que, admitamos ou não, ajuda bastante a que estrangeiros entendam Português mais facilmente. Para além de Inglês e Espanhol, Rhea também é fluente em Bengali. Ela contou que a sua família tem origem indiana, o que fez com que ela aprendesse o idioma enquanto estava crescendo, ao mesmo tempo que aprendia Inglês.

    Tal como outros professores da LOI English, Rhea adora a idéia de poder conhecer pessoas de todo o mundo através do ensino do idioma e sem sair de casa. Para ela, ensinar Inglês para estrangeiros e morar no Brasil têm sido elementos fundamentais dessa fantástica experiência cultural que ela está adorando viver.