fbpx
  • Professores da LOI English: Muireann Prendergast

    Aprender ou ensinar um idioma é sempre uma experiência cultural, pois a dinâmica de aprendizagem leva a uma interação com o estilo de vida e o modo de pensar do outro, mesmo que de forma indireta. Por isso, a possibilidade de conhecer diversas culturas através do ensino de línguas é uma das razões dadas por alguns dos professores da LOI English para terem enveredado no ensino de Inglês para estrangeiros, como é o caso de Muireann Prendergast, com quem conversei esta semana.

    Muireann é natural da Irlanda, mas vive na Argentina há mais de 8 anos, mais propriamente em Buenos Aires, onde trabalha como jornalista e está completando o seu doutorado em Cultura Latino-Americana. Embora seja professora de Inglês na LOI English apenas há dois anos, Muireann ensina o idioma há mais de 10.

    Durante a conversa, perguntei à professora se ela pensa que o seu conhecimento acadêmico – proveniente do doutorado – ajuda a lidar com alunos de países da América Latina e, segundo ela, não só aquilo que aprendeu nos seus estudos, mas também o fato de viver na Argentina, ajuda muito a que ela consiga lidar mais facilmente e ter conversas mais interessantes (sobre economia, história e cultura) com alunos dessa região do globo. Ela comentou também que já visitou o Brasil, nomeadamente o Rio de Janeiro, e que pretende voltar. Inclusive, a professora está planejando aprender Português, pois acredita que sabendo o idioma a sua experiência como turista  será mais interessante.

    Como muitos dos seus alunos são brasileiros – Muireann já deu aulas a pessoas de várias cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará – não pude deixar de fazer a pergunta de praxe, sobre os problemas mais comuns. Tal como outros professores da LOI English com quem falei, Muireann citou a pronúncia como o expoente máximo das dificuldades dos alunos brasileiros. Também as preposições e os famosos phrasal verbs foram referidos, mas, como sempre, a pronúncia veio em primeiro lugar.

    Tendo em conta que Muireann trabalha como jornalista, além de dar aulas de Inglês por Skype, quis saber mais sobre o motivo que leva a que ela continue ensinando o idioma. De acordo com a professora, ensinar é uma paixão e, como a matéria é o Inglês, ela pode conhecer pessoas dos mais variados cantos do mundo enquanto ensina, algo que aprecia muito. Muireann dá aulas de Inglês desde que se lembra, aos 18 anos, no seu primeiro ano de faculdade, ela recebeu o certificado que permitia ensinar e nunca mais parou.