fbpx
  • Inglês online: Comece a escrever!

    Estamos todos aqui, online, partilhando este espaço maravilhoso onde conhecimento, diversão e ócio se misturam e se transformam em algo novo, interessante. No momento em que nos encontramos conectados, estamos em contato direto com uma miscelânia de culturas, acabamos por ser cidadãos virtuais de uma aldeia global e falar em Inglês online faz parte.

    No entanto, quando começamos a falar sobre qual será a melhor forma de comunicar na internet, surgem algumas questões. Aquela na qual irei focar é o uso do Inglês por falantes que não são nativos. Isto, porque o ambiente na internet pode ser bastante hostil para quem prentede passar uma mensagem, mas não tem ou se esquece de usar as ferramentas linguísticas adequadas.

    Embora usar o Inglês online seja uma ótima forma de treinar, é preciso ter alguns cuidados básicos, que por vezes são esquecidos, por estarmos tão habituados a comunicar em Português de forma automática. Por exemplo, na maior parte das vezes que escrevemos algo na nossa língua materna, não pensamos se estamos a escrever determinada palavra corretamente ou se estamos a conjugar o verbo da forma certa, porque são detalhes que já fazem parte de nós, do conhecimento que adquirimos ao longo dos anos e que usamos todos os dias nas mais variadas circunstâncias.

    Por outro lado, quando estamos tentando passar uma mensagem em outra língua, como o Inglês, hesitamos em detalhes simples, como qual verbo será o mais indicado para determinada frase. Isso pode causar algum desconforto, até porque a internet não é propriamente o lugar mais amigável do mundo para quem comete erros gramaticais (como podemos ver pelo meme acima), mas é uma excelente maneira de vencermos o medo de comunicar em outra língua, que é uma questão recorrente entre muitos estudantes de idiomas.

    A questão da utilização do Inglês por quem não domina o idioma perfeitamente é certamente debatível. Contudo, sem praticar aquilo que é aprendido nas aulas é muito mais complicado conseguir usar o idioma naturalmente. Por isso, não importa se no início você vai cometer alguns erros, todo mundo já errou. Inclusive, há muitos falantes nativos de Inglês que escrevem errado, tal como há brasileiros que inventam o seu próprio Português, de tantos erros que cometem.

    Acredito que estudantes de Inglês devem aproveitar todas as oportunidades para perder a vergonha de se exprimir nessa língua, aprender com os erros, próprios e alheios, e ler bastante, de forma a enriquecer o vocabulário. Apesar de ser possível (e provável) que erros sejam cometidos, se você se esforçar por usar os conhecimentos adquiridos e aproveitar essa experiência para entender quais são as áreas com as quais tem mais dificuldades, com certeza será algo positivo para o seu aprendizado.