fbpx
  • Hora do mimimi: Não sacaneie o coleguinha!

    Todo mundo brinca quando alguém fala ou escreve errado, quer dizer, pelo menos quem sabe (ou acha que sabe) como escrever ou falar corretamente. Embora seja algo comum, especialmente entre os jovens, além de poder ofender quem é alvo da brincadeira, também pode fazer com que as pessoas se sintam inibidas de participar em conversas, por acreditarem que serão julgadas por tudo aquilo que dizem ou escrevem.

    Há quem categorize o que vou dizer aqui de “mimimi”, mas a verdade é que da mesma forma que existe bullying contra quem é gordinho ou homossexual, por exemplo, também existe contra quem escreve e fala errado, principalmente quando a pessoa tem menos desenvoltura para comunicar. Não vou ser hipócrita e dizer que nunca tirei onda com a cara de ninguém, seja por qual motivo for, mas, no fundo, conforme os anos foram passando, entendi que nem sempre esta é a abordagem mais correta a ter para com os outros.

    Quando sacaneamos alguém essa pessoa pode ficar desconfortável ou entrar na brincadeira. Contudo, se pararmos para pensar um pouco, independentemente da postura da pessoa naquele momento, ela pode ficar pensando nisso e se sentir realmente magoada por ter sido alvo de gozação. São pequenas coisas como essa que podem moldar ou destruir a confiança de alguém. Felizmente, os professores da LOI English com quem tenho falado dizem que os seus alunos brasileiros são os mais extrovertidos, não têm medo de falar, mesmo que o seu nível de Inglês seja básico.

    Apesar das boas notícias sobre quem procura ter aulas, a minha experiência pessoal me diz que certos comentários depreciativos podem fazer com que se tenha menos confiança na hora de falar Inglês, o que pode prejudicar, e muito, o desenvolvimento do domínio do idioma. Por isso, se você sabe mais Inglês do que o coleguinha, pense duas vezes antes de tirar onda com a cara dele. Ao invés disso, aproveite a oportunidade para exercitar aquilo que sabe e ensine a escrever ou dizer corretamente. Afinal, a probabilidade de haver alguém que sabe mais Inglês do que você é enorme, será que você gostaria de ser sacaneado se você cometesse um erro?

    • Erick da Costa Lima

      Não tem muito a ver com o assunto, mas existe gíria em inglês equivalente à nossa gíria “mimimi”?

    • LOIEnglish

      Olá @@erickdacostalima:disqus! Acho que vc pode ver uma explicaçoe aqui: https://www.quora.com/What-is-mimimi