fbpx
  • Como ser brasileiro, agora em livro

    Ohmega1982 / FreeDigitalPhotos.com

    Falar das diferenças culturais de cada país é fácil, até certo ponto. O mais complicado é quando somos nós que estamos vivendo e tendo que lidar com situações repletas de comportamentos e pensamentos de uma cultura diferente. Até para os mais multiculturais, viver em um país que têm uma cultura diferente da sua, pode ser um desafio. Por isso, para ajudar estrangeiros que querem evitar situações menos agradáveis quando visitam o Brasil, Steve Luttmann escreveu o livro How to be a Brazilian.

    Baseando o guia na experiência que acumulou em 15 anos de Brasil, Steve, que é norte-americano e ambiciona ser brasileiro, fala de comportamentos e gostos, de forma a dar a conhecer ao mundo como é o jeitinho brasileiro de viver. No livro, escrito em Inglês, são relatados gostos como o de sair com os amigos, de paquerar e de ir para a praia.

    Nesse guia de como ser brasileiro, também é dada a conhecer a gastronomia e o gosto por comer churrasco e feijoada. O autor comenta ainda o amor dos brasileiros pelo futebol, caipirinha e samba, chegando mesmo a dizer que o povo brasileiro é o que dança melhor. Além disso, há uma relação de gírias e frases que Steve considera úteis para o dia a dia.

    Segundo ele, houve uma grande preocupação para que os seu livro fosse divertido e prático, de forma a passar para os leitores a energia e o clima amistoso do povo brasileiro. Sendo que a sua intenção fundamental é ajudar os estrangeiros a experenciarem o famoso jeitinho brasileiro de viver.

    Sem dúvida que um livro que dê a conhecer facetas de uma cultura é uma ótima forma de promovê-la, especialmente sendo escrito em Inglês. No entanto, até que ponto um livro que tem como título How to be a Brazilian, mas que não aborda todos os costumes de um país multicultural como o Brasil, poderá ser mais do que uma caricatura do que é ser brasileiro?